sábado, 17 de julho de 2010

PROVAÇÕES E MORTE, SEGUNDO O PONTO DE VISTA BAHÁ’I

PROVAÇÕES E MORTE, SEGUNDO O PONTO DE VISTA  BAHÁ’I
Por Deolinda Pereira; Ribeira Brava, 2010/07/18
1. Consolo pela morte de um jovem
Ó vós duas almas pacientes! Vossa missiva foi recebida. A morte daquele amado jovem e sua separação de vós causaram a máxima dor e pesar; pois ele, na flor da idade , alçou voo rumo ao ninho celestial. 
No entanto, ele libertou-se deste abrigo repleto de sofrimentos e volveu a face em direcção ao ninho eterno do Reino, e, livrando-se de um mundo escuro e exíguo, apressou-se na direcção do domínio santificado da luz; nisso reside o consolo de nossos corações.
A inescrutável sabedoria divina está por traz desses acontecimentos que partem o coração. É como se um jardineiro bondoso transferisse um arbusto viçoso e tenro de um local confinado para uma área muito espaçosa. 
Tal transferência não fez o arbusto murchar nem se atrofiar ou perecer; ao contrário, tal mudança fará com que cresça e se desenvolva, que adquira frescura e delicadeza, que obtenha  dê frutos. O jardineiro bem sabe deste segredo oculto, mas as almas inconscientes destas graças supõem que ele, possuído de ira e cólera, tenha cortado o arbusto. 
Não obstante, para aqueles que são cientes este fato oculto está manifesto, e tal decreto predestinado é por eles tido como uma graça. Portanto, não vos sintais consternados ou desconsolados pela ascensão deste pássaro da fidelidade; não, antes, sob todas as circunstancias orai por esse jovem, suplicando por ele perdão, e pela exaltação de sua posição.
Espero que venhais a atingir suprema paciência, serenidade e resignação, e suplico e imploro, no Limiar da Unidade, rogando humildemente perdão e clemência. A esperança que nutro das infinitas dádivas de Deus é que Ele abrigue esse pombo do jardim da fé e o faça habitar sobre os ramos da Assembleia Suprema, a fim de que gorjeie com a mais dulcíssima das melodias o louvor e a glorificação do Senhor dos Nomes e Atributos.
(Abdu’l-Bahá, em Selecção dos Escritos de Abdu’l-Bahá, p.181, nº 169.)

2. A perda de um filho…
Ó serva amada de Deus! Embora a perda de um filho seja verdadeiramente de partir o coração e transcenda os limites do que o ser humano pode suportar, ainda assim, a pessoa dotada de conhecimento e compreensão tem a convicção de que o filho não foi perdido, mas ao contrário, passou deste mundo a outro, e ela há-de encontrá-lo no reino divino. Essa reunião será por toda a eternidade, enquanto aqui neste mundo a separação é inevitável e traz consigo uma dor pungente.
Louvado seja Deus por teres fé, estares com a face volvida ao Reino sempiterno e creres na existência de um mundo celestial. Portanto, não fiques desconsolada ou abatida; não suspires, não lamentes nem chores; pois a perturbação e o luto afectam-lhe profundamente a alma no domínio divino.
Esse amado filho, do mundo oculto assim se dirige a ti: Ó Mãe bondosa, rende graças à Providencia divina por eu haver sido libertado de uma pequena e sombria gaiola e, tal qual as aves dos prados, haver alçado vôo ao mundo divino – um mundo espaçoso, iluminado perenemente feliz e jubiloso. Por isso, não lamentes, ó Mãe, nem te consternes; não sou dos perdidos, nem fui esquecido ou destruído. Livrei-me da forma mortal e hasteei meu estandarte neste mundo espiritual. A essa separação seguir-se-á eterna comunhão. Tu me encontrarás no céu do Senhor, imerso num oceano de luz.
(Item, p.182, nº 171)

Parecer da Procuradoria Geral da República - Ministério da Justiça

"A Constituição da República Portuguesa consagra a liberdade de consciência ..... Por sua morte, nomeou em testamento, o seu filho Abdul'l-Bahá intérprete e ...
www.dgsi.pt/.../d7bf5d064bd721608025661700421141?...
- Em cache

La Fe Bahá'í

La Fe Bahá'í es la más joven de las religiones independientes del mundo. Su fundador, Bahá'u'lláh (1817-1892), es considerado por los bahá'ís como el más ...
info.bahai.org/spanish/
- Em cache - Semelhante

A Fé Bahá'í

A Fé Bahá'í é a mais jovem das religiõs mundiais independentes. O seu fundador, Bahá'u'lláh (1817-1892), é considerado pelos bahá'ís como o mais recente na ...
info.bahai.org/portuguese/
- Em cache - Semelhante

The Bahá'í Faith - The international website of the Bahá'ís of the ...

The official presence of the Baha'i Faith on the Web. A body of authentic material presented by the Baha'i International Community.
www.bahai.org/ -
Em cache - Semelhante

Sem comentários: