segunda-feira, 30 de março de 2009

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

Fundada por um profeta do século XIX

Comunidade Bahá’í atacada no Egipto

03.04.2009 - 15h00 PÚBLICO


Baháí' Faith


Curso de Desenvolvimento Espiritual


‘Abdu’l-Bahá


IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

A Comunidade Bahá'í acredita que a educação é indispensável para a concretização dos direitos humanos.·

Uma educação que instale nos corações e mentes uma consciência e uma sensibilidade para com os direitos humanos de todas as pessoas.

Apreciamos particularmente a ênfase dada pela nesta década dedicada à educação para os direitos humanos, à importância de uma abordagem educacional integral, consubstanciada nestas palavras:

"A educação para os direitos humanos, tanto formal como não-formal, deve envolver mais que a transmissão de informações e deve se constituir em um processo amplo, que dure por toda a vida, e através do qual as pessoas em todos os níveis de desenvolvimento e de todas as camadas da sociedade possam aprender a respeitar a dignidade uns dos outros, e os meios e métodos de assegurar este respeito em todas as sociedades." (Comissão pelos Direitos Humanos)

A educação para os direitos humanos, para que possa ser bem-sucedida, deve procurar transformar atitudes e comportamentos individuais e assim estabelecer, em cada comunidade local e nacional, uma nova "cultura de respeito pelos direitos humanos".

Somente uma mudança dessa natureza na perspectiva social fundamental de cada indivíduo-seja funcionário público ou cidadão comum-poderá fomentar o cumprimento universal dos princípios dos direitos humanos na vida diária das pessoas.

Os ensinamentos bahá'ís vêm, há muito tempo, advogando a educação tanto intelectual como moral, como essencial para capacitar os seres humanos a realizarem plenamente suas potencialidades como membros contribuintes de comunidades em avanço social e espiritual.

Bahá'u'lláh, o Profeta-Fundador da Fé Bahá'í, proclamou que "o homem é o talismã supremo. A falta de devida educação, porém, privou-o daquilo que ele inerentemente possui".

Além disto Bahá'u'lláh aconselhou: "Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação, tão-somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício".

Do ponto de vista bahá'í, a educação necessária para enriquecer a mente e o espírito humanos deve procurar desenvolver aqueles atributos essencialmente morais, incluindo a verdade, a cortesia, a generosidade, a compaixão. a justiça, o amor, e a dignidade, os quais, reflectidos nas vidas diárias dos seres humanos, podem gerar famílias e comunidades produtivas e harmoniosas e fazer do uso dos direitos fundamentais uma realidade para todos os seus membros.

Quando começarmos
a ver-nos uns aos outros como membros de uma família humana, estaremos a descartar estereótipos negativos aprendidos e começaremos a ver pessoas de outros grupos étnicos, nacionalidades, classes e crenças religiosas como amigos em potencial, não como ameaças ou inimigos.

Sem comentários: