quinta-feira, 20 de março de 2008

BAHÁÍS DA MADEIRA COMEMORAM O ANO NOVO DE 2008








FESTIVAL DE NAW-RÚZ

Os Bahá’is da Madeira/Portugal celebraram o Ano novo Bahá'í de 2008

A FESTA DE NAW-RÚZ - O ANO NOVO BAHÁ´Í

Os calendários são convenções criadas para designar os dias e agrupá-los em unidades de tempo maiores, os meses e os anos. São invenções antigas, datando do início da história humana, e são importantes tanto para a vida religiosa como para todos os outros aspectos da vida comunitária.

Quase todos os calendários são baseados em três ciclos da natureza: o dia, o mês lunar e o ano solar.

A vantagem de usar o mês lunar é que esse período de tempo pode ser observado no céu, não exigindo cálculos sofisticados.

O ano solar é útil para propósitos administrativos, pois a cobrança de impostos, muitos festivais religiosos e outras actividades anuais devem estar sincronizados com as estações do ano.

Muitos calendários também incorporam um ciclo intermediário entre o dia e o mês, como a semana de sete dias, que reflecte as necessidades de devoção religiosa periódica e os dias normais de trabalho.

O calendário religioso bahá´í, chamado de “Badí” (Magnífico) – foi criado no século XIX por Báb (1819-1850), o precursor de Bahá’u’lláh (1817-1892), o fundador da Fé Bahá´í. O Báb especificou que o ano consistia de 19 meses de 19 dias cada, formando 361 dias.

O ano se inicia no Naw-Rúz (21 de Março), o antigo Ano Novo zoroastriano, que cai no equinócio vernal (primavera no hemisfério norte e Outono no hemisfério sul).

Os meses tinham os nomes dos atributos de Deus, e os 19 dias de cada mês tinham os mesmos nomes do mês.

O primeiro ano do calendário Badí começou com o Naw-Rúz de 1844; o Naw-Rúz imediatamente antes da declaração do Báb em Shiráz, ao seu primeiro discípulo, Mulá Husayn, ao qual revelou sua posição missionária.

Foi Bahá´u´lláh que determinou que o calendário Badí devia ser contado a partir do Naw-Rúz de 1844, o ano da Declaração do Báb.

Os dias intercalares (26,27, 28 de Fevereiro, e o dia 29 nos anos bissextos) foram colocados antes do 19º mês, e foram chamados de Ayyám-i-Há, os dias de Há, e foram dedicados à hospitalidade e à caridade e, como elucidado por Shoghi Effendi, para dar e receber presentes.


O Naw-Rúz é o dia de Bahá do mês de Bahá, e o Báb o chamou de “o Dia de Deus” (yawmu´lláh).

“Louvado sejas, ó meu Deus, por haveres ordenado o Naw-Rúz como um festival para aqueles que observaram o jejum por amor a Ti e se abstiveram de tudo o que Tu desaprovas. Permite, ó meu Senhor, que o fogo de Teu amor e o ardor causado pelo jejum por Ti prescrito, os inflamem na Tua causa e os façam ocuparem-se com Teu louvor e Tua menção.”

Fontes: O livro de John Wallbridge, Sacred Acts, Sacred Space, Sacred Time.
Editora George Ronald, Oxford, Inglaterra – 1996.
Pgs. 174-183
Livro de Orações e Meditações Bahá´ís, p. 203

Sem comentários: