sexta-feira, 21 de março de 2008

1. QUE NOS RESERVA O DIA DE AMANHÃ?

Que nos reserva o dia de amanhã? Este é o pensamento ansioso presente em todas as mentes. É a questão vital que absorve não só o nosso país, mas as demais nações do mundo.
A própria humanidade tem nas suas mãos o poder de determinar o que nos trará o dia de amanhã. O futuro está dentro do domínio da nossa vontade. Mas qual é a nossa vontade? Vontade de paz ou vontade de guerra? Vontade de viver em anarquia internacional, ou em unidade mundial e organização internacional?
Na sua carta de Ano Novo de 1949, o Whaley - Eaton Service proclamou esta mensagem: - "Um facto é indiscutível: o mundo antigo já se foi para nunca mais voltar. Um novo mundo deve ser construído, com novos objectivos e novos métodos para alcançá-los. Que espécie de mundo novo? Onde é que nos encontramos, e para onde é que estamos a nos deixar levar?"
(...) Mas os problemas das nações individualmente, não são nada comparados com os problemas do mundo inteiro, como uma arena de conflitos planetários que clama soluções planetárias. Soluções indivduais não são suficientes. Nenhuma nação pode viver isoladamente agora. As soluções precisam ter carácter universal.
E assim como cada grupo nacional anseia desesperadamente por orientação, também o planeta como um todo clama por líderes de acção mundial, dotados de visão e poder de influência tão grandes que possam movimentar toda a humanidade para frente, livrando-a do seu dilema, do seu caos, e guiando-a a um futuro de ordem e segurança, de paz e fraternidade, de justiça e amor universais. Este líder apareceu no século dezanove, trazendo uma mensagem de progresso espiritual, como também secular - profundamente espiritual, embora sobretudo prática - o que sobsequentemente evoluiu num movimento que abranage o mundo.

Sem comentários: