terça-feira, 7 de agosto de 2012

EM QUÊ ACREDITAM OS BAHÁ'IS?

Fé Bahá'í
O que é a Fé Bahá'í?

A Fé Bahá'í, a mais recente das religiões independentes do mundo, nasceu em 1844, no Oriente Médio, o hoje em dia conta com mais de cinco milhões de seguidores em 232 países e territórios. Entre os princípios fundamentais estabelecidos na revelação de Bahá'u'lláh, o fundador da Fé Bahá'í, estão a unidade da humanidade e o estabelecimento da paz mundial. Para alcançar esta meta, a Fé promove princípios espirituais e sociais.

Os bahá'ís acreditam em quê?

Os bahá'ís crêem que Deus é absoluto, mas a religião é aos tempos, às necessidades e à capacidade do ser humano de compreender sempre a mesma verdade, de tempos em tempos, de um modo mais profundo. Nesse sentido, crêem que todas as grandes religiões do mundo são divinas em sua origem e diferem apenas nos aspectos essenciais de seus ensinamentos, que seus princípios fundamentais são um e o mesmo, e que cada religião constitui uma etapa distinta na eterna evolução espiritual do ser humano. Com base nesta fundação, os bahá'ís crêem na unidade de todas as religiões, em uma fé comum, por meio de um Mensageiro de carácter universal.

Quais são os principais ensinamentos da Fé Bahá'í?

Entre os princípios que governam a Fé Bahá'í destacam-se: a eliminação de todas as formas de preconceito, a igualdade de direitos e oportunidades para ambos géneros, o reconhecimento da unidade essencial das grandes religiões, a eliminação dos extremos de pobreza e riqueza, a educação universal, a harmonia entre ciência e religião, o equilíbrio sustentável entre a natureza e a tecnologia, um aguçado senso de ética pessoal, o estabelecimento de um sistema federativo mundial baseado na segurança coletiva, o estabelecimento de idioma universal auxiliar à língua materna, a existência de um tribunal universal de justiça, a paz universal duradoura e a unidade da humanidade.

O que os bahá'ís pensam a respeito das outras religiões?

Os bahá'ís acreditam que existe um único Deus que deixou-se conhecer pela humanidade por meio de uma série de enviados ou mensageiros divinos, os quais fundaram as grandes religiões mundiais e surgem, de tempos em tempos, para guiar a humanidade. Os bahá'ís, portanto, acreditam que todas as religiões são uma única em essência e provêm de um mesmo Deus.

Como os bahá'ís se organizam?

A Fé Bahá'í não tem um sistema de hierarquia pessoal, ao contrário, conta com uma estrutura administrativa baseada em Assembleias Locais e Nacionais, além de um conselho governante internacional, todos eleitos pelos próprios bahá'ís. As eleições ocorrem periodicamente, em espírito oração e livres de indicações ou campanhas eleitorais. Funcionando com base na prática rigorosa de consulta e tomada de decisões coletivas, estas Assembleias se dedicam a coordenar e administrar as atividades bahá'ís em suas regiões correspondentes.
Como os projetos são financiados?
As instituições e os projetos bahá'ís são financiados exclusivamente por meio de doações voluntárias dos próprios bahá'ís.

Os bahá'ís contam com reconhecimento internacional?


A Comunidade Internacional Bahá'í tem reconhecimento perante as Nações Unidas como Organização Não-Governamental desde 1948. Ela tem status consultivo junto ao Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) e ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1970. Além disso, mantém relações de trabalho com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e está associada com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Que atividades realizam no mundo?

Atualmente, as comunidades bahá'ís em todo o mundo estão realizando cerca de 1.500 projetos de desenvolvimento local, que vão desde a criação de centros modestos de alfabetização até campanhas de reflorestamento, passando pela instalação de clínicas médicas e centros de investigação ambiental. A grande maioria dos projetos são realizados nos países menos favorecidos do mundo e estão, direta ou indiretamente, destinados a promover a unidade da humanidade - muitos enfatizam a elevação da posição das mulheres na sociedade. Outros são voltados para minorias que sofreram discriminação.

======================##===================
 
2. A Fé Bahá'í[1] foi fundada por Bahá'u'lláh, na antiga Pérsia no século XIX. Apesar de ser uma fé mundial com suas próprias leis e escrituras sagradas, não possui dogmas, rituais, clero ou sacerdócio.


Sem comentários: