terça-feira, 4 de outubro de 2011

IGUALDADE ENTRE MULHERES E HOMENS, SEGUNDO A FÉ BAHÁ'I

Von: Natascha Schmoeller <denanesh@yahoo.com>
 
A emancipação da mulher, a conquista da total igualdade dos sexos, é essencial para o progresso humano e a transformação da sociedade.
 
A desigualdade retarda não somente o avanço da mulher, mas o progresso da própria civilização. A persistente negação da igualdade para metade da população do mundo é uma afronta à dignidade humana, e promove atitudes e hábitos destrutivos em homens e mulheres que passam pela família, local de trabalho, vida política e, em última análise, para as esferas das relações internacionais. Não existe nenhuma base moral, biológica ou tradicional que justifique a desigualdade. O clima moral e psicológico necessário para capacitar nossa nação a estabelecer a justiça social e contribuir para a paz global será somente criado quando as mulheres alcançarem completa parceria com os homens em todos os empreendimen- tos.

 A sistemática opressão da mulher é um fato conspícuo e trágico da história. Restritas a estreitas esferas de atividade na vida da sociedade, com oportunidades de educação e direitos humanos básicos negados, sujeitas à violência, e freqüentemente tratadas com desprezo, as mulheres foram privadas de compreender seu potencial verdadeiro. Velhos padrões de submissão, refletidos na cultura popular, na literatura e na arte, na lei, e até em escrituras religiosas, continuam a impregnar todos os aspectos da vida.

A despeito do avanço dos direitos políticos e civis das mulheres no Mundo muito ainda necessita ser feito para a elevação da condição da mulher em nosso país.

Os efeitos danosos  do preconceito de gênero representam um grave defeito na base de nossa vida nacional. 

Os benefícios para a mulher jazem inquietantemente sobre imutáveis suposições herdadas, mais geralmente não examinadas. 

Muito há  para ser feito. A conquista da total igualdade exige um novo entendimento sobre quem somos, qual é nosso propósito na vida, e como nós nos relacionamos uns com os outros - um entendimento que irá nos compelir a remodelar nossas vidas e por meio disso nossa sociedade.

Em nenhum outro tempo, desde o início do movimento pelos direitos  da mulher no Mundo,  a focalização desse assunto se fez tão urgente e vital. Estamos no limiar de um novo século e de um novo milênio. Seus desafios já estão sobre nós, influenciando nossas famílias, nossos estilos de vida, nossa nação, nosso mundo.

No processo da evolução humana, o estágio da infância já passou. A turbulência da adolescência está gradativa e dolorosamente nos preparando para a maturidade, quando o preconceito e exploração serão abolidos e a unidade estabelecida. 

Os elementos necessários para unir as pessoas e as nações são precisamente aqueles necessários para estabelecer igualdade dos gêneros e para melhorar os relacionamentos entre mulheres e homens...

Sem comentários: