segunda-feira, 20 de julho de 2009

UNIDADE DA HUMANIDADE


No mundo material, todas as coisas devem a sua existência à unidade.


Num jardim em que todas as plantas são da mesma forma e cor, não existe beleza; o jardim torna-se enfadonho e monótono. O jardim agradável aos olhos é aquele no qual flores de diferentes cores e fragrâncias crescem umas ao lado das outras.

(http://www.bahai.com/thebahais/)

É o alegre contraste de cor que dá ao jardim a sua beleza e encanto. Ainda que sejam diferentes, cada flor é refrescada pela mesma chuva e recebe o calor do mesmo sol.

O mesmo acontece com a humanidade. Compõe-se de diferentes raças e cores, porém todas procedem do mesmo Deus, todas têm a mesma origem. A diversidade na família humana deve ser motivo de amor e harmonia, assim como na música diferentes notas se misturam para formar acorde perfeito.

A unidade é necessária para a existência. O amor é a própria causa da vida. No mundo material, todas as coisas devem a sua existência à unidade. Os seus elementos estão unidos pela lei da atracção. É a lei da atracção que une os diferentes elementos que compõem uma bela flor.

Porém, quando esta atracção desaparece, a flor decompõe-se e deixa de existir. O mesmo acontece com a humanidade. A atracção, a harmonia e a união são as forças que mantêm a humanidade unida.

Bahá'u'lláh esboçou um plano para a união de todos os povos do mundo. Devemos envidar todos os esforços possíveis para os atrair para este círculo de união.

Quando nos encontramos com pessoas de diferentes raças, nacionalidades, religiões e opiniões, não devemos deixar que essas diferenças se interponham como barreiras entre nós. Devemos pensar que são como diferentes rosas a crescer no formoso jardim da humanidade, e sentir-nos felizes poe estar entre elas.


Ergueu-se o tabernáculo da unidade. Não vos considereis uns aos outros como estranhos. Sois os frutos de uma só árvore e as folhas do mesmo ramo.

Tão potente é a luz da unidade que pode iluminar toda a terra.

Volvei as vossas faces para a unidade e deixai brilhar sobre vós o esplendor da sua luz.

Uni-vos e, por amor a Deus, resolvei extirpar qualquer coisa que motive a contenda entre vós.

Cumpre ao homem aderir tenazmente àquilo que possa promover a amizade, a benevolência e a unidade

Bahá’u’lláh

sábado, 4 de julho de 2009

A VERDADE É UMA SÓ

Devemos ser amantes da luz sem nos importarmos de qual lâmpada provém.

Devemos ser amantes da rosa sem nos importarmos em que jardim floresce.

Devemos pesquisar a verdade sem nos importarmos de que fonte provém.


O apego à lâmpada pode impedir-nos de apreciar a luz quando esta brilha noutra lâmpada. O apego às formas externas e práticas de uma religião pode impedir-nos de apreciar a verdade de todas as religiões.


Se queremos ter êxito em encontrar a verdade, temos que abandonar o preconceito e as tradições ultrapassadas. É necessário que distingamos entre o que é dogma, superstição e preconceito, e o que é a verdade.

Se o conseguirmos fazer, estaremos, então, capacitados para compreender que a Luz Divina da Verdade brilhou em todas as Manifestações de Deus – em Krisna, Moisés, Zoroastro, Buda, Jesus, Maomé, o Báb e Bahá'u'lláh.


Na busca da verdade, devemos livrar-nos de todas as nossas opiniões e ideias pré-concebidas. Devemos abandonar os nossos preconceitos e noções triviais. É necessário ter a mente aberta e receptiva.

Se o nosso receptáculo estiver pleno do eu, não haverá espaço para a água da vida. O pensarmos que nós estamos certos e os demais errados é o maior obstáculo à unidade; e esta unidade é necessária para alcançarmos a verdade, pois a verdade é uma só.

Fonte: 1987 – FUNDAÇÃO RUHÍ, Apartado 25185, Cali, Colômbia