segunda-feira, 30 de março de 2009

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

Fundada por um profeta do século XIX

Comunidade Bahá’í atacada no Egipto

03.04.2009 - 15h00 PÚBLICO


Baháí' Faith


Curso de Desenvolvimento Espiritual


‘Abdu’l-Bahá


IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

A Comunidade Bahá'í acredita que a educação é indispensável para a concretização dos direitos humanos.·

Uma educação que instale nos corações e mentes uma consciência e uma sensibilidade para com os direitos humanos de todas as pessoas.

Apreciamos particularmente a ênfase dada pela nesta década dedicada à educação para os direitos humanos, à importância de uma abordagem educacional integral, consubstanciada nestas palavras:

"A educação para os direitos humanos, tanto formal como não-formal, deve envolver mais que a transmissão de informações e deve se constituir em um processo amplo, que dure por toda a vida, e através do qual as pessoas em todos os níveis de desenvolvimento e de todas as camadas da sociedade possam aprender a respeitar a dignidade uns dos outros, e os meios e métodos de assegurar este respeito em todas as sociedades." (Comissão pelos Direitos Humanos)

A educação para os direitos humanos, para que possa ser bem-sucedida, deve procurar transformar atitudes e comportamentos individuais e assim estabelecer, em cada comunidade local e nacional, uma nova "cultura de respeito pelos direitos humanos".

Somente uma mudança dessa natureza na perspectiva social fundamental de cada indivíduo-seja funcionário público ou cidadão comum-poderá fomentar o cumprimento universal dos princípios dos direitos humanos na vida diária das pessoas.

Os ensinamentos bahá'ís vêm, há muito tempo, advogando a educação tanto intelectual como moral, como essencial para capacitar os seres humanos a realizarem plenamente suas potencialidades como membros contribuintes de comunidades em avanço social e espiritual.

Bahá'u'lláh, o Profeta-Fundador da Fé Bahá'í, proclamou que "o homem é o talismã supremo. A falta de devida educação, porém, privou-o daquilo que ele inerentemente possui".

Além disto Bahá'u'lláh aconselhou: "Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação, tão-somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício".

Do ponto de vista bahá'í, a educação necessária para enriquecer a mente e o espírito humanos deve procurar desenvolver aqueles atributos essencialmente morais, incluindo a verdade, a cortesia, a generosidade, a compaixão. a justiça, o amor, e a dignidade, os quais, reflectidos nas vidas diárias dos seres humanos, podem gerar famílias e comunidades produtivas e harmoniosas e fazer do uso dos direitos fundamentais uma realidade para todos os seus membros.

Quando começarmos
a ver-nos uns aos outros como membros de uma família humana, estaremos a descartar estereótipos negativos aprendidos e começaremos a ver pessoas de outros grupos étnicos, nacionalidades, classes e crenças religiosas como amigos em potencial, não como ameaças ou inimigos.

domingo, 15 de março de 2009

PALAVRAS OCULTAS DE BAHÁ'U'LLÁH


Um trabalho de Marco António Oliveira

Comunidade Bahá’í de Portugal , página Oficial

What is the Bahá’í Faith?

Let Your Vision Be World Embracing…” Bahá’u’lláh



Palavras Ocultas” é um verdadeiro guia ético e moral. São textos curtos, revelados em 1858, escritos em árabe e em persa.

O livro é considerado como o Livro Oculto de Fátima, o qual, segundo se acredita, o Anjo Gabriel revelou por intermédio do Imame Ali para consolar a filha angustiada de Maomé após a morte do Profeta.

O livro teria ficado oculto do mundo, até que volta a aparecer através de Bahá'u'lláh, que torna seu conteúdo conhecido de todos. Seu misticismo é refinado e corresponde em seu conteúdo a tudo o que há de divino e sagrado em todos os ensinamentos religiosos do passado.

É como a coroação do saber divino em pequenas gotas de sabedoria transcendente. É óptimo material para se ler diariamente, meditar e tornar práticos seus ensinamentos.

Ao todo, são 153 conselhos apresentados no livro, mostrando principalmente o subtil poder destrutivo do eu inferior, sendo o homem advertido da necessidade de lutar, incessantemente contra esse poder em todas as suas formas, tendo como orientação o conhecimento divino:

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

Meu primeiro conselho é este: Possui um coração puro, bondoso e radiante, para que seja tua uma soberania antiga, imperecível e eterna. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

A mais amada de todas as coisas, a Meu ver, é a Justiça, não te desvies dela, se é que Me desejas, nem a descures, para que Eu em ti possa confiar. Nela te apoiando, verás com teus próprios olhos e não com os alheios, saberás pela tua própria compreensão e não pela compreensão de teu semelhante. Pondera isto em teu coração: como incumbe ser. Em verdade, a justiça é Minha dádiva a ti e o sinal de Minha misericórdia. Guarda-a, pois, ante os teus olhos. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó FILHO DO HOMEM!

Velado em Meu Ser imemorial e na eternidade antiga de Minha Essência conheci Meu amor por ti e assim te criei, gravando em ti Minha imagem e revelando-te Minha beleza. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó FILHO DO HOMEM!

Amei tua criação; por isso te criei. Ama-Me, pois, para que Eu possa mencionar teu nome, e te inundar a alma com o espírito da vida. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó FILHO DO SER!

Ama-Me, a fim de que Eu te possa amar. Se não Me amas, de modo algum pode o Meu amor te atingir. Sabe isto, ó servo! (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó Filho do Ser!

Teu paraíso é o Meu amor; teu lar celestial, a reunião Comigo. Entra nele e não tardes. Isso é o que te foi destinado em Nosso Reino nas alturas e em Nosso excelso Domínio. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó FILHO DO HOMEM!

Se me amas, não te prendas a ti mesmo; e se buscas Meu prazer, não consideres o teu próprio; para que tu morras em Mim e Eu possa viver eternamente em ti. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

Nenhuma paz te é destinada, a não ser que renuncies a ti mesmo e te voltes para Mim; porque deves ufanar-te de Meu nome e não do teu, em Mim pôr tua confiança, e não em ti próprio; pois desejo ser amado Eu só e acima de tudo o que existe. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó FILHO DO SER!

Meu amor é Minha fortaleza; quem nela entrar estará salvo e seguro; e quem dela se afastar, por certo se desviará e haverá de perecer. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó FILHO DA PALAVRA!

Tu és Minha fortaleza; nela entra, para que ali possas habitar em segurança. Meu amor está em ti; conhece-o, a fim de que Me possas encontrar próximo de ti. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó FILHO DA PALAVRA!

Volve tua face à Minha e renuncia a tudo salvo a Mim, pois Minha soberania perdura e Meu domínio não perece. Se buscares outro que não seja Eu, ainda que procures eternamente no universo tua busca será em vão.

(Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

Eu te criei rico; por que te empobreces? Nobre te fiz; por que te rebaixas? Da essência da sabedoria, Eu te concedi a existência; por que buscas iluminação de outro, senão de Mim? Da argila do amor, te moldei; como é que te ocupas com outro? Volta teus olhos a ti mesmo, a fim de que, dentro de ti, Me possas encontrar, forte, poderoso, O que subsiste por Si Próprio. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó FILHO DO HOMEM!

Tu és Meu domínio, e Meu domínio não perece; por que temes perecer? És Minha luz, e Minha luz jamais se extinguirá; por que receias extinção? És Minha glória, e Minha glória não se esvaece; és Minha vestimenta, e Minha vestimenta jamais se desgastará. Permanece firme, pois, em teu amor por Mim, a fim de me encontrares no Reino da Glória. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó FILHO DA LUZ !

Esquece-te de tudo, menos de Mim, e comunga com Meu Espírito. Eis a essência de Meu mandamento; volve-te, pois, a isso. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ö FILHO DO ESPÍRITO!

Não me peças o que Nós não te desejamos; que estejas contente, então, com aquilo que ordenamos por amor a ti, pois é o que te dará proveito se com isto te contentares. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó FILHO DO ESPÍRITO!

Nobre Eu te criei, mas tu te tens rebaixado. Eleva-te, pois, àquilo para que foste criado. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó FILHO DO SER!

Como pudeste esquecer as tuas próprias faltas e ocupar-te com as alheias? Quem assim fizer, será por Mim abominado. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)

Ó FILHO DO HOMEM!

Nem sequer sussurres os pecados alheios enquanto tu próprios fores pecador. Fosses tu transgredir este mandamento, mal aventurado serias, e disso dou testemunho. (Livro “As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh”)